BIOGRAFIA

Fernando João
Cantautor profissional desde 1968

Não se assumindo como autor (por inteiro) é beneficiário da SPA com mais de 100 temas produzidos, gravados e cantados por si e por outras vozes do Fado.

Decorria o ano de 1968 quando foi convidado e incentivado a participar no concurso “Á PROCURA DE UM ÍDOLO”

Este concurso realizado pelo empresário Lopes de Almeida, teve como palco principal o Coliseu do Porto e consagrou Fernando João como vencedor.

Esse foi certamente o ponto de partida para uma carreira recheada de sucessos e toda ela voltada para o Fado.

Participa por diversas ocasiões no programa “VARANDA DA SAUDADE” organizado pelo empresário Domingos Parker e lança o seu primeiro sucesso “Ó MINHA MÃE”

Este tema com letra de José Guimarães, gravado e cantado na música do fado Alenquer de Nóbrega e Sousa, projetou-o definitivamente no mundo artístico.

Na sequência do sucesso alcançado participa nos mais variados espetáculos e regista várias passagens pela imprensa falada e escrita.

Iniciou naturalmente o seu percurso pelas “Casas de Fado” da sua cidade, sendo alvo preferencial do público amante deste género musical.

Integrou o elenco de quase todas as Casas de fado da (sua) cidade do Porto

Devido ao seu elevado profissionalismo, foi sempre um artista disputado pelos mais diversos empresários.

Marcou sempre a diferença pela postura, pelo rigor e pela coerência com que exerceu a sua profissão, nunca deixando de ser um cidadão atento ao fenómeno político-social que o envolvia e que o levou, inclusive, a liderar (sindicalmente) a classe a que pertencia, numa manifestação de competência que lhe foi reconhecida pelos colegas a quem nunca negou a sua solidariedade artística.

A sua carreira não se limita às Casas de Fado onde (diáriamente) passeou a sua classe porque os convites para outras participações sucedem-se naturalmente como reflexo do seu inquestionável talento.

Passagens pelos Casinos de Espinho e Póvoa, pelas TVS e por Casas de Fado fora do grande Porto fazem parte do seu percurso artístico.

O estrangeiro também o chamou levando-o a países como: Espanha, França, Suiça, Venezuela e México, onde, para além dos espetáculos, foi convidado para programas locais de televisão.

ALGUNS DESTAQUES
· Festival de Gastronomia e Cultura em Caracas-Venezuela
· Festival de Gastronomia e Cultura na cidade do México
· Convidado especial de CARLOS do CARMO no Coliseu do Porto
· EXPO 98 - 7 noites na rúbrica *NOITES do PORTO*
· Porto 2001, Capital da Cultura

Na sua discografia contam-se vários registos editados pelas editoras:
Alvorada / Orfeu / Percatex / Nova Força / Quarta Vaga

Tem sido ao longo da sua carreira um artista apreciado, admirado e reconhecido pela dignidade, pelo rigor do seu profissionalismo, pela ligação à família, aos amigos e pela excelência do seu repertório.

Quando se pensava que a sua carreira estivesse concluída, Fernando João, respondendo ao chamamento do fado, regressou para continuar no exercício da sua carreira, pertencendo (quase em exclusividade) ao leque restrito de artistas que integram os seguintes elencos:
· ARCADAS de SÃO JORGE / CASA da MARIQUINHAS
· PÁTIO da MARIQUINHAS / RESTAURANTE TÍPICO ANIKI

FERNANDO JOÃO é, por direito adquirido:
“UMA GRANDE REFERÊNCIA DO FADO”.